segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Racismo no Brasil

A um ano atras eu li um post em um blog falando sobre "Racismo na Alemanha", o que me inspirou a relatar um pouco da minha experiencia na batatolandia sobre o assunto e a as minhas percepcoes. (Se quiser ler ou reler o post clique aqui )
Infelizmente näo precisamos atravessar o oceano para presenciar ou ler sobre racismo, pois mesmo apos 126 da libertacao do escravo os afros descendentes ainda sofrem com os danos causados pela escravidao.
Mesmo com as leis, declaracoes e constituicoes que defendem os direitos dos Afros-descendentes, o racismo ainda existe no Brasil, mesmo sendo muitas vezes camuflada.
Eu resolvei escrever essa minha indignacäo apos ler uma materia no site da UOL, cujo o titulo eh: "Jovem negra coloca foto com namorado branco no Facebook e sofre racismo"

Segundo o site da UOL ( UOL, em Belo Horizonte 2014)² " Quando M. D. M. R., uma jovem negra de 20 anos, colocou uma foto sua com o namorado no Facebook, ela não imaginava do que seria vítima. Ela foi atacada em uma enxurrada de comentários com ofensas racistas.
Em um primeiro momento, a vítima, que pediu para ser identificada apenas pelas iniciais de seu nome, mas autorizou o uso da imagem, disse ter ficado triste com a situação. Com o apoio da família e do namorado, resolveu procurar a polícia e denunciar o caso. Ela diz também ter recebido muitas mensagens de conforto. Em uma delas, um advogado de Brasília a aconselhou a procurar as autoridades.
O caso ocorreu na cidade mineira de Muriaé (a 320 km de Belo Horizonte). Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, um inquérito foi aberto nesta quarta-feira (27) para investigar o caso.
Segundo a polícia, a jovem publicou a foto no dia 17 deste mês na rede social e surgiram vários comentários racistas. Ela procurou a polícia no dia último dia 26 para registrar a queixa.
Em um dos comentários feito na página da jovem na rede social, um internauta escreve: "Onde comprou essa escrava?", para em seguida pedir: "Me vende ela".
A estes seguiram outros comentários: "Parece até que estão.... na senzala"; "Seu dono?"; "um branco e uma negosa (sic)"; "Tipo assim tia eu acho que vc roubou o branco pra tirar foto (sic)".
Em entrevista ao UOL, a moça afirmou que quer que sua atitude sirva de exemplo para outras pessoas. "Achei muito triste. Na hora, fiquei surpresa com tudo o que estava acontecendo, mas depois meu namorado e minha família me deram força. Foi uma atitude corajosa minha mesmo [de ter feito a denúncia], porque muitas pessoas não têm coragem de denunciar esse tipo de crime. Acho que todo mundo deve denunciar", afirmou, pedindo também punição aos que postaram as mensagens de cunho racista.
"Eu acho que toda pessoa sofreu algum tipo de preconceito, seja qual for, tem de denunciar à polícia. Não pode ficar impune. Eu quero que seja descoberto quem foi e que paguem pelo que fizeram comigo", afirmou.
A moça afirmou ter desativado a página na rede social após a repercussão do caso, mas a reativou depois de ter feito a denúncia.
"Eu vou continuar com ela [a página no Facebook]. Em um primeiro momento, muitas pessoas ficaram me procurando, aí eu achei melhor desativar. Mas não por medo, só por conta disso mesmo", disse.

Injúria racial   

De acordo com o delegado Eduardo Freitas da Silva, o caso vai contar com apoio da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, de Belo Horizonte. Ele adiantou que já conseguiu precisar o Estado de origem da maioria dos internautas que postaram as mensagens.
"Nós fizemos uma análise preliminar e verificamos que nenhum dos autores das ofensas raciais é daqui da cidade. Grande parte é de São Paulo. Alguns são perfis falsos, mas outros são de pessoas reais, identificáveis", afirmou.
O policial disse que vai encaminhar um ofício aos administradores do Facebook solicitando a identificação dos que postaram comentários racistas na página da vítima. Segundo ele, os suspeitos serão intimados a depor por meio de carta precatória.
"Vamos contar com a ajuda da Polícia Civil de São Paulo para que essas pessoas sejam ouvidas nas delegacias mais próximas de suas residências. A injúria racial prevê de um a três anos de prisão e multa", afirmou."

Estando aqui na Alemanha e conhecendo um pouco de sua historia, li uma vez que pelo menos os Judeus foram "recompensados" pelo governo pelo danos causados pela Guerra, quando no Brasil os afro-descendentes ainda sofrem com o preconceito, discriminacao e racismo.
O Brasil eh o maior Pais micegenado do mundo e que ninguem pode dizer eh "puramente" branco e onde o racismo eh intensamente presente em seu cotidiano.
Ai eu me pergunto: quando issop tudo ira acabar?

Sinto profunda tristeza com essa situacao

² http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/08/28/jovem-negra-coloca-foto-com-namorado-branco-no-facebook-e-sofre-racismo.htm

2 comentários:

  1. Mari,
    Tem algo que tenho falado muito nos últimos dias (e pretendo escrever sobre): como a internet - e no caso, o Facebook - deu as pessoas uma injeção de coragem indescritível para que cada um fale o que bem pensar, sem analisar se machucará o outro ou causará até mesmo traumas.

    Em grupos que participo, a maioria dos comentários dos posts são injúrias ou atos de intolerância. Exemplo: "O que faço para ser comissário de bordo?", respostas como "aprenda o português primeiro", "procure no Google" e dessas para piores. Ninguém mais tem um pingo de noção de ser bondoso, ter tato com as palavras... a internet te esconde, você não precisa olhar nos olhos do outro. É muito fácil.

    O caso do racismo é uma versão um pouco exagerada, que inclui o também "a internet não tem limites". Podemos usar o "não dá nada não" pro caso da menina que gritou "macaco" ao goleiro do Santos sem ao menos ter noção do que estava fazendo. Amigos dizem que ela nunca foi racista e tem conhecidos negros, mas a "coragem instantânea", de achar que é mais uma voz no meio de muitas, acaba sendo maior.

    Que a internet nos dê além da coragem, o discernimento!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, "a Internet te esconde" ate a pagina dois ne?
      Hoje em dia ha possibilidade de hacker a pagina e descobrir a origem de onde foi enviada, porem nao sao todos os casos que a Pessoa tem essa possibilidade.
      Porem acredito, que o Facebook por exemplo esta ajudando a mostrar quem realmente eh o povo brasileiro, pois eh um Pais onde muintos dizem nao ser racista e sim ser um Pais de pessoas pacificas, amigaveis etc e tal na verdade so camufla a realidade,

      bjos

      Excluir