terça-feira, 16 de setembro de 2014

Ocupando a cabeça ;)

Ontem estava eu assistindo tv com o meu namorido quando me chamaram inbox no face. Era um "conhecido virtual" que assim como eu adora tudo relacionado a Alemanha.
E ele me fez o seguinte pedido: "Eu estou treinando um pouco do primeiro semestre em alemão em um projeto da escola onde ensino o semestre 1 para alguns alunos interessados. Você poderia quando possível gravar um breve vídeo falando da sua vida da Alemanha e pedir para algum alemão ou alemã falar tbm os cumprimentos básicos, mandar um abraço incentivo etc?
vc pode falar da sua experiencia ai na Alemanha, sua caminhada no aprendizado do idioma, um incentivo a eles, dicas, as oportunidades e fala em alemão alguns cumprimentos basicos"
Eu já vi muitos vídeos como esse, mas para ser sincera eu nunca me imaginei fazendo um, mas como eu estou sem trabalhar e sem fazer o curso eu pensei: "por que não? Warum nicht?"
Assim como ele sou professora e como disse para ele "ele pegou no meu calo" pois eu sei o quanto é complicado montar uma aula que desperte interesse do aluno.
Enfim, apesar de ser extremamente tímida e quando eu fico nervosa eu gaguejo, minha dicção fica pior do que já é, eu aceitei esse desafio.
Porém eu não sei muito bem por onde começar, para facilitar um pouco para o meu lado eu sugeri que ele formulasse perguntas e fizesse uma espécie de entrevista comigo e servirá para mim como inspiração para relatar no vídeo any way eu listei alguns itens que poderei abordar nesse vídeo, segue abaixo essa minha listinha:
1º- como tudo começou 
2º- A escolha pelo país 
3º- O motivo para vir para Alemanha 
4º- Minha vida de Au Pair
5º- Estações do ano
6º- Segurança 
7º- Transporte público 
8º- Qualidade de vida
9º- Idioma.

São alguns temas que eu pensei em abordar e são os quais já relatei aqui no blog sendo assim não seria algo difícil para mim já que sobre esses assuntos eu conheço razoavelmente bem rs não seria difícil se não fosse pela a minha timidez hahahaha e por achar que fico péssima em filmagem.
Infelizmente não poderei fazer tudo o que ele pediu, pois aqui onde eu moro atualmente não conheço muitos alemães ou melhor não tenho intimidade com nenhum alemão e também aqui não seria uma boa referência já que na região de Bayern o povo utiliza muitos dialetos.

Eu penso em relatar mais alguns itens, mas ando meio sem ideias rs então eu peço a vocês que se tiverem alguma sugestão por favor me falem risos :D
Eu aceitei esse desafio não apenas por ser professora e querer ajudar, mas também porque como ando com muito tempo livre rs será bom para ocupar um pouco a cabeça se não irei surtar risos além de saber que poderá ajudar outras pessoas que pensam em vir para cá assim como teve muitas pessoas que quando estava no Brasil me ajudaram, afinal gentileza gera gentileza e não custa nada ;)

Bom fico por aqui... Bis Bald

2 comentários:

  1. Ah Mari, adoraria também ver vídeos seus contando sobre a vida na Alemanha, e mostrando um pouco do alemão. Acho que é uma ótima experiência gravar vídeos. Eu te incentivo, mas só faço vídeos quando a profissão me exige, porém confesso que n!ão gosto de expor minha imagem. mas quanto mais se treina, mais perto da perfeição se chega, Como você tem tempo livre pode treinar várias vezes seu próprio vídeo e depois pedir opinião de alguém de confianca. Lembrando que estabeleça um tempo para seus vídeos de forma a não ficar cansativo para quem irá assistir e de um modo que seja objetivo e esclarecedor. Aproveite, e como pedagoga você deve saber muito bem, acrescente alguns recursos visuais e gráfico para facilitar o entendimento, e principalmente quando apresentar o idioma. Veja os vlogs de tantas blogueiras de moda, de viagens e inspire-se. !! Sucesso, aguardo o vídeo...rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia,

      Eh exatamente isso, assim como vc eu tb não gosto de expor minha imagem, eu acho que sempre tera um defeito, pequeno ou grande sei la se nao eh a minha diccao, eh a minha feicoes pois eu faco sempre muitas caras e bocas, ou entao eu acho que as pessoas nao irao gostar e as vezes eh por medo sei la de nao ter tanto sucesso quanto eu gostaria enfim, acho que a timidez sempre achara uma desculpa.
      De qualquer forma irei tentar e vamos ver no que ira dar ne rs

      Obrigada pelo insentivo, eh muito importante para mim


      Beijos

      Excluir