domingo, 2 de junho de 2013

Racismo na Alemanha , existe?

Racismo é um tema que, não poderia faltar no meu blog, afinal eu sou negra, ou seja, um dos maiores alvos do racismo, não que seja o único, mas hj focarei no racismo contra os negros em si na Alemanha.

Hoje navegando pelo face, eu li uma divulgação de um blog referente ao racismo na Alemanha (tema postado em 31/05/2013), parei para ler este blog e achei esse assunto muito interessante, já que eu Mariana sou afro descendente (geralmente eu falo q não sou negra nem branca... sou brasileira :D uma vez q a nossa marca é a mistura de etnias) mas isso é aqui no Brasil.

Saindo daqui eu sou negra e pronto, e como diz no blog todos que, ainda não foram para Alemanha sempre perguntam” pq a Alemanha?” ou “na Alemanha o povo são racistas?”

Euzinha  em particular,  não sofri nenhum tipo de preconceito ou desprezo por ser negra, muito pelo contrario as pessoas eram simpática comigo e sempre sorrindo, não sei se sou eu q sou mt distraída ou to nem ai para o que o povo pensa de mim ou se simplesmente não percebi.

Mas confesso que, quando pensei em ser au pair em 2009, por eu não conhecer muita coisa sobre Alemanha fiquei preocupada em ir por ser negra, pois a pouca coisa que sabia era sobre o que os livros costumam nos informar, (II Guerra, holocausto , povo que odeia negros e judeus ) cheguei ate me questionar “pq diabo estou indo para essa terra?” , mais ao mesmo tempo eu respondia “faço tudo para realizar o meu sonho de morar fora e as dificuldades para amadurecer” .

Ao chegar no país, fiquei chocada como que a imagem que a gnt faz na nossa cabeça pode ser tao equivocada, não que o país seja livre de problemas e preconceitos, pois não é também “contra a mulher e contra estrangeiros além de ainda terem dificuldade em lidar com todas as questões que a multiculturalidade traz consigo.”

(ESQUECI DE MENCIONAR QUE POSTAREI ALGUNS TRECHOS INTERESSANTES QUE CONSTA NO BLOG LINKADO ACIMA)

UMA DAS PARTE DESTE BLOG Q ME CHAMOU ATENÇÃO FOI : “A diferença é que os limitados e racistas daqui se escondem muito bem, e quando se mostram, são muito bem punidos. A sociedade debate constantemente sobre a intolerância e a mídia não dá trégua sobre esse tema. As pessoas no geral são cuidadosas com essas questões, são cautelosas nas escolhas das palavras quando não tem certeza se certo termo pode ser ofensivo e pedem desculpas imediatamente quando, sem querer, ofendem. Eu já passei por várias situações em que a pessoa com quem eu estava falando dizia alguma coisa sobre o cabelo ou cor da pele de alguém e logo em seguida me falava “Desculpa que eu falei assim, não sei se isso ofende. Como é o certo?” Eu sempre me emociono em situações como essas porque nelas eu vejo seres humanos, que apesar de não sofrerem a mesma dor do outro, mostram empatia, humildade e vontade de mudar para o bem estar geral.”

Hoje em dia é difícil ver esse tipo de respeito um pelo o outro, e o que a autora do blog disse é mt valido ne eu tb me emociono em saber que com uma atitude de um grupo e outro poderá fazer do mundo um lugar melhor e com menos desigualdade, pelo menos ainda tenho esperança de que pelo menos meus filhos vivam neste mundo mais próximo da igualdade possível.

Talvez por eu ter morado na Alemanha por um ano, não tive tempo de sofrer nenhum tipo de racismo, mas neste blog a autora cita uma situação que ela passou q me deixou mais surpreendida ainda a qual um passageiro mexe como ela por ser negra, mas os passageiros mesmo a protegeu e nem precisou chamar policia alguma para que reivindicasse pelos direitos dela e chamasse atenção do moço pela sua atitude estupida rs

Outra coisa que me chama atenção, é a dedicação do governo e do próprio povo para que as coisas sejam mais igual o possível ne para que não tenha tanta desigualdade O governo da Alemanha investe em medidas sócio-educativas e reparadoras. Lá existe cota pra mulher, estrangeiros, portadores de deficiência. Tem benefício pra quem tem filho na escola, pra quem é estudante universitário, para ajudar a pagar o aluguel, para ajudar a pagar atividades culturais e educativas (se a família tem filho), para comprar livros, pra comprar remédios e por aí vai. Judeus tem direito de imigrar pra cá sem a burocracia que pessoas de outras confissões enfrentam. A sociedade entende que isso tudo é normal, parece que o povo e o governo entendem o erro que cometeram no passado e estão de alguma maneira recompensar  e se retratarem.

Achei o incrível um outro trecho cujo a autora relata seu ponto de vista sobre o país e seu povo nativo : “Se existe discrepância social, todo mundo sai perdendo então é melhor ter menos pra ter mais, dividir pra que ninguém deixe de ter. Infelizmente eu percebo que as coisas andam piorando aqui também, mas o povo questiona tudo sem parar e isso atrasa as mudanças negativas, o que é bom.”

Ai eu paro para pensar no Brasil ....

O Brasil é  o país onde deveria progredir para chegarmos mais próximo da igualdade o possível, ainda mais por ser um país com uma grande mistura de etnias e a maioria são negros e o povo não faz nada e ainda é muito fácil nos depararmos com situações o qual numa sala de aula de uma escola particular, de 30 alunos 1 ou 2 são negros ou ate mesmo numa sala de espera de um consultório medico particular.

Me entristece em saber o quanto o povo brasileiro não sabem a força que tem em mão para lutar .... alias uma guerra civil seria necessário para tirar o poder que esta monopolizado nas mãos de poucas pessoas, mas isso já é um outro tema para um outro post ne rs

Beijos  

6 comentários:

  1. Ameeeeeeeeeei esse blog! alguns anos pretendo morar na Alemanha e estudar aí , sou negra e tenho que ficar por dentro né kkkk bjuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scarlet obrigada pela visita....

      Se é o seu sonho, siga o seu coração... Alemanha é um pais maravilhoso e tenho certeza q apesar das dificuldades!!!!!

      Beijos

      Excluir
  2. Achei o maximo tbm! Estava pesquisando na net, pois moro em SC e no proximo finds vou pra Blumenau na Oktoberfest e como tods meus amigos e amigas vao de fritz e frida(vestuario tipico alemao) tava pesquisando se nao seria muito criticada, se ficaria muito ruim pra mim ir a carater como meus amigos afinal eu sou a unica negras da turma....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silmara eu acredito q você não será criticada, na Alemanha tenho uma amiga negra q no Oktoberfeste usam a

      Excluir
    2. Na minha opinião você irá chamar mt atenção rs

      Excluir